O que escreveu o Kadú é o que nós do NOVO RUMO pensamos.
Prezado Carlos Dickow:
Com relação à coluna do Diário de Viamão, página 02, de 08 de abril de 2009, em que tive meu nome citado, quero, contrapor com o que segue:
"...quem manda no PSDB é a Diretoria eleita pelo voto e não este Um Novo Rumo que perdeu a eleição e agora quer dar as diretrizes da sigla".
Em primeiro quero esclarecer que o PSDB tem um Estatuto construído democraticamente e que nele não existe a competência de a Diretoria (Comissão Executiva Municipal) "mandar". Ao contrário, nele está expressamente que a Diretoria executa as decisões do Diretório Municipal (que é instância superior a ela). Acontece, no entanto, de lideranças que desconhecem o Estatuto e que sejam marcadamente personalistas guardarem traços de "caudilhismo" recolhido em sua trajetória política.
É preciso esclarecer também que o Um Novo Rumo não atua dentro do PSDB e serve para discussão de idéias políticas para o município. Portanto, não concorreu e não perdeu eleições internas de nenhum partido.
Quem concorreu no PSDB foi um grupo de filiados organizados e que enfrentaram uma Chapa formada por: um Ex-Prefeito, dois Ex-Vice Prefeitos, dois Vereadores, e um que se diz articulador e grande tribuno (cujas articulações redundaram na vitória do PT no último pleito). E o resultando foi com diferença de cinco votos o que estatutariamente originou 50% para cada Chapa na composição do Diretório Municipal do PSDB de Viamão. Então, quem ganhou?
"O Tadeu nem é oficialmente filiado ao PSDB. A ficha dele ainda não foi encaminhada para a Justiça Eleitoral, que abonará esta condição".
Carlos, repara bem o desconhecimento de Estatuto de que te falei antes: desde a edição da LOP (Lei Orgânica dos Partidos) os partidos políticos tem autonomia sobre os atos partidários e foram libertados da "tutela" da Justiça Eleitoral que desde então passou a funcionar apenas como registro destas ações e não "abona" coisa nenhuma.
Causa estranheza, no entanto que o Diário de Viamão (edição de 02/07/2008) tenha publicado foto em que aparecem Tadeu e Bebeto, noticiando a filiação de Tadeu em ato político realizado no dia anterior com a presença do Deputado Federal Ruy Pauletti (PSDB) que apadrinhou a filiação. Então, desde aquela data o Presidente Bebeto não encaminhou para registro a filiação de Tadeu? Ora, duas vezes ao ano (abril e outubro) os partidos políticos devem encaminhar para registro no TRE as filiações realizadas. Não fazê-lo incorrem
"Se o PSDB lançar um candidato a deputado estadual, certamente será da ala União Por Viamão, e não do Um Novo Rumo, liderado pelo Kadú e também pelo Marinheiro"
Diretório (não alas) Municipal de Viamão pode e deve fazer é indicação ao Diretório Estadual de nomes prováveis que se dispõem a concorrer. A Decisão será do Estadual
"...a tentativa do grupo Um Novo Rumo de lançar Tadeu Nunes como candidato é uma desmoralização para o partido porque a cúpula nunca foi questionada"
De novo se expressa o traço autoritário no uso da expressão "cúpula" e na pretensão de que a decisão é patrimônio de poucos e não deva passar pela discussão da maioria. Aí está o que o Um Novo Rumo combate: idéias retrógradas e autoritárias. Não combatemos pessoas, queremos o arejamento das idéias políticas e a democratização das práticas internas de partidos.
Considerar "desmoralização" uma candidatura é desmerecer um possível candidato que já foi recordista de voto no município e que tem uma ficha política e uma vida pública ilibada. Aliás, cada vez mais estamos necessitando de candidaturas que, uma vez lançadas não tenham que enfrentar o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Justiça Comum.
"Nossa superioridade em relação ao outro grupo é tão grande que teremos mais de 80% do diretório"
Estranho que o entrevistado se anuncie como Presidente e fale como chefe de uma facção. Como Presidente deveria falar em nome de todo o partido, não desconhecendo a existência de posições diferentes, mas conclamando a união exatamente pela discussão coletiva e interna das referidas posições.
".. rua General Osório, número 22, no Centro de Viamão, desde dezembro".
O Diretório Municipal do PSDB de Viamão não foi convocado desde outubro de 2008 até agora. Este anúncio de endereço é novidade para os filiados e membros do Diretório. Além de ser um anúncio que cai em contradição com uma Declaração (escrita) do 1º Vice Presidente de que a sede começou a funcionar em início de março de 2009.
Sendo o que tinha para o momento, desde já agradeço a atenção dispensada.
Kadú Schwartzhaupt
Membro do Diretório Estadual do PSDB/RS
Delegado à Convenção Nacional do PSDB/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário